Melissa. Mas pode me chamar de Mel!

Estou cursando o quarto ano de história da arte, trabalhei como educadora em museus durante um ano e meio, e nesse ofício descobri o quão importante é a mediação dentro de espaços culturais. A arte permeia a minha vida desde as aulas que vejo na faculdade, até as fotos que produzo para o brechó, foi no estudo dela que me encontrei e fiz morada.

Descobri o mundo dos brechós em 2017, mas só foi em 2021 que ele se tornou a base do meu consumo de moda. Depois de tanto tempo dentro de casa eu já não me reconhecia nas roupas que usava, então doei várias peças, e comecei a construir um guarda-roupa que refletisse quem eu havia me tornado. Nesse processo voltei para os brechós, conheci gente que trabalha em instituições que convertem a venda das roupas em projetos especiais, e nesses lugares encontrei peças únicas - tanto em quantidade, por não haver duas iguais, quanto em estilo -, que me vestem hoje e fazem parte de quem eu sou.

Tudo isso expandiu quando fui trabalhar em um brechó físico aqui em São Paulo, e passei a aprender na prática como funciona o processo de seleção, cuidado e venda de peças vintage e contemporâneas, até que no fim do outono meu próprio brechó ganhou vida.

 

 

Em 22 de junho o Zum Zum entrou no ar no Instagram, e foi a materialização de um projeto pensado e executado por mim. O nome é inspirado no barulho que as abelhas produzem ao voar, e metaforicamente representa minha própria jornada ao tentar alçar vôos maiores, porque voar significa sair da colmeia e explorar o mundo afora. 

Acreditamos que qualquer pessoa pode construir e manter um estilo próprio e atemporal com peças de segunda mão, por isso escolhemos conscientemente não seguir tendências de moda ditadas por fast-fashions, que ficam datadas rapidamente, são de qualidade inferior, e muitas vezes são produzidas com mão de obra em condições análogas à escravidão.

Para nós, vendemos peças com histórias. Fabricadas em tecidos nobres como pura lã, seda, linho e algodão; com botões, estampas e detalhes únicos; tudo isso em peças que foram feitas para durar uma vida toda.

Valorizamos bastante o vestuário fabricado em solo brasileiro, principalmente peças vintage que foram feitas por empresas que já não existem mais. E para contribuir com a memória da moda brasileira lançamos o projeto "Uma marca é uma história" em nosso feed do Instagram, no qual resgatamos as histórias de algumas marcas da indústria têxtil brasileira, dessa forma ela se mantém viva em nossos corpos.

Nossa razão de ser é resgatar, cuidar e comercializar peças de roupa, do vintage ao contemporâneo, que promovam um consumo de moda mais consciente.

Dentre nossos valores estão o respeito com todo e qualquer cliente; a responsabilidade ambiental em higienizar as peças sem desperdício de água; a escolha em não utilizar plástico em nossas embalagens; e a transparência em compartilhar os processos de gestão do brechó.

Somos transparentes no que propomos e convidamos você a acompanhar nosso trabalho em instagram.com/brechozumzum.